Objetivos

Formar pessoas que possam trabalhar com a Biografia na gestão de crises, tomada de decisões e conflitos no nível individual ou nas relações – de forma individual ou em grupo – oferecendo um arcabouço teórico, prático e vivencial por meio das seguintes ferramentas:
  • Aprofundamento no conhecimento do ser humano e suas fases evolutivas, assim como as leis e ritmos que regem a vida, para poder usá-las como ferramentas terapêuticas ou também nas organizações, em processos de consultoria e coaching.
  • Exercícios de observação fenomenológica de si mesmo, do entorno ou dos processos organizacionais.
  • Exercícios de habilidades e procedimentos para o desempenho da conversa biográfica.
  • Aprofundamento na própria biografia.

Um pouco da nossa história

A partir da semente que a Dra. Gudrun Burkhard em 1977 deixou no solo brasileiro, muitos “biográficos” aconteceram desde então na extinta Artemísia, centro de desenvolvimento humano na zona Sul de São Paulo, e com eles foi surgindo a necessidade, em muitos profissionais, de se aprofundarem nas questões da biografia e suas leis. De maneira que em 1993 começou a primeira formação em Biografia, em São Paulo. Após 14 anos, quando já tinham se formado muitos “aconselhadores biográficos” que se espalharam pelo país, surgiu a escola de Minas Gerais e em 2009, um novo impulso, em Florianópolis, na Associação Sagres – centro que impulsiona arte e formações a partir da Antroposofia.

Desde sua origem, com 5 membros fundadores e outros profissionais já com prática interessados em formar-se também em docência, nosso grupo sofreu diferentes processos de desenvolvimento, sendo que atualmente somos 7 membros, com um padrão rotativo enquanto à gestão: a cada dois anos dois de nós assumem o papel de gestores do impulso.

É importante dizer que somos a única formação do mundo na qual a gestão não é liderada por uma ou duas pessoas. Consideramos isto importante, pois trabalhar em grupo hoje é um desafio necessário para o homem moderno, cheio de si.

Isto permite que sejamos também a única formação onde há coordenadores presentes nos pequenos grupos de trabalho dos alunos, algo que consideramos extremamente necessário para podermos observá-los e ajudá-los nas vivências e exercícios oferecidos em todos os módulos. Isso possibilita uma formação mais apurada e sólida enquanto à pratica de aconselhador biográfico.

Outro diferencial é que em nosso grupo trabalham juntos aconselhadores com uma linha mais terapêutica (psicólogos e médicos) e aconselhadores que atuam mais nas empresas (administradores e consultores), o que nos proporciona uma visão mais abrangente em todos os sentidos.

Nossa formação faz parte da Associação de Aconselhadores Biográficos, uma entidade de classe que congrega os aconselhadores no território brasileiro com o fim de promover esse trabalho e, juntamente com as escolas, está num processo de legalização de nossa profissão. Para mais informações, vide http://www.associacaobiografica.org.br.

A profissão de Aconselhador Biográfico está intimamente ligada aos profundos questionamentos que acompanham ao ser humano da nossa época, e se deixa guiar por eles. É uma profissão muito nova, porem expandida mundialmente.

Atualmente há aconselhadores, ou coaches biográficos na América do Norte e do Sul, Canadá, Nova Zelândia, Austrália Japão, Tailândia, China, Índia, Europa Ocidental e Oriental, Rússia e Israel. E atualmente existem 18 formações no mundo, a maior parte delas aprovada ou em vias de sê-lo pelo “Fórum Internacional de Trabalho Biográfico com base na Antroposofia” – ITF – criado em 2003 na Conferência Biográfica Mundial no Goetheanum, em Dornoch – Suíça, do qual nós também fazemos parte e já temos essa aprovação oficial.

O Fórum é uma plataforma que assessora à rede biográfica mundial, às instituições de educação e formação e às organizações profissionais nos diferentes territórios. Temos encontros anuais com três dias de duração, nos quais os representantes das formações no mundo se encontram para intercambiar experiências e tratar assuntos referentes à profissão. O site http://www.biographie-arbeit.org está disponível em Inglês e Alemão.